quarta-feira, 18 de maio de 2016

definição Estagio Pedagógico



CAPÍTULO I
INTRODUÇÃO

O programa do Estágio Pedagógica é uma actividade de prática da realizacão do conhecimento como candidatos dos professores para conhecer a realidade na base do sistema da educacão. Porque os candidatos dos professores precizam de capacitação para elevar a qualidade da pratíca no ensino e aprendizagem, assim sendo deverá transmitir as ciências que tinham estudado ao futuro como um professor professional.  Com este razão, a Universidade Nacional Timor Lorosa´e (UNTL) atravéz da Faculdade Educacão, Artes e Humanidades (FEAH) neste ano enviou quatro centos e vinte candidatos professores por vários departamentos ao terreno para elevar os seus conhecimentos professionais nas suas áreas.
Este período Universidade Nacional Timor Lorosa’e atravéz da Faculdade Educação, Artes e Humanidades quantidade largo universitários como candidatos professores que estão fazer Estágio Pedagógico na escola secundário Colégio Paulo VI tinha 6 departamentos isto são:
1.      Departamento de English
2.      Departamento de Química
3.      Departemento de Fisica
4.      Departamento de Língua Portuguesa
5.      Departamento de Desporto
6.      Departamento de Biologia
O Estágio Pedagógica é uma actividade de continuação o processo do ensino da aprendizagem na univerdade com  objectivo para treinar os candidatos  professores vai aplicar os seus conhecimentos na escola. Além disso, este disciplina é uma disciplina obrigatória, tem 5 créditos. E todos universitários do graus da Licenciatura foram programar para completar os seus créditos. Este actividade foi aplicada nas escolas ensino Bázico, pré-secundário e ensino Secundárias no teritório de Timor - Leste acerca de seis (6) meses. Por isso, realiza-se  o estágio pedagógico na escola Ensino Secundária Colégio Paulo VI.
Na minha prática professional que decorreu entre os dia 04 de maio de 2015 até 04 de dezembro de 2015. O início da minha prática foi orientado pelo orientador do Departamento que delega na Faculdade Educação, Artes e Humanidades (FEAH). Esta programa facilita-me a procurar os dados da sistema Educação geralmente em Timor-Leste, principalmente na escola Ensino Sencundária Colégio Paulo VI. O estágio pedagógico como uma das disciplinas obrigatório para os candidatos professores ou universitários principalmente na Faculdade Educação, Artes e Humanidades (FEAH-UNTL). Este programa como uma programa intracurricular na FEAH-UNTL, porque os estudantes já tinham estudados vários teórias sobre o ensino e aprendizagem de Ciências da Educação.
Baseia-se neste Estágio Pedagógico, os universitários podem identificar directamente o ambiente escolar atravéz os seguintes aspectos: observar, escrever, analisar e participar.
Os objectivos da organização do Estágio Pedagógico é composto por dois objectivos são Objectivo  Geral e Objectivo Específico, em seguintes:
a.       O Objectivo Geral do Estágio Pedagógico é para preparar e orientar a mentalidade dos universitários especialmente para os candidatos professores  no futuro serão professores qualificados e professionados.
b.      Relatar as todas actividades acerca da nossa prática professional.
c.       Descrever todos os contéudos de aulas observadas e leccionadas.
a.       O Objectivo Específico do Estágio Pedagógico é para treinar a habilidade e capacidade intelectual dos candidatos dos professores.
b.      Para terinar a mentalidade dos candidatos dos professores para obter a competência Pedagógico, social e professional perante os estudantes e comunidades.
c.       Reflectir acerca do meu desempenho durante observação das aulas, preparação dos planos, leccionamentos de aulas individualmente, pares e avaliar o meu desempenho começando no início até ao fim de aula.
Como a realização do Estágio Pedagógico espera que benficiam todos os componentes seja como estagiários, universidade e a escola referida para:
1.      Fortificar o meu conhecimento de ser um candidato do professor, para promover os funções como professor e certamente as experiências intelectual e professionalismo. Porque todos os professores  são elementos mais importantes na área da educação.
2.      Atingir a qualidade professional da prática do ensino dos candidatos  dos professores  no futuro.
3.      Aumentar a capacidade intelectual dos candidatos professores em termos de professionalização do ensino dentro na sala de aula.
Na realização do Estágio  Pedagógico o estágiario utiliza os métodos em seguintes:
O Método de Observação é para observar directamente sobre o ambiente da escola em relação ao situação e condição geral da escola e obter os factos essenciais  relacionados como o processo do ensino e aprendizagem.
O Método de Entrevista é utilizado para entrevistar directamente o responsável e agentes  da escola para saber os determinados que a escola infrenta nomeadamente as facilidades da escola, estrutura, método de ensino, currículo que utiliza nesta escola para fortificar o meu relatório.
Método de Recolha os Dados é o método para facilitar os candidatos e professores á procurar de informações sobre os dados que existem na escola referida principalmente os dados dos professores, os dados dos alunos, equipamentos da escola, currículo, método que os professores  utilizam e outros assuntos relevantes.











CAPÍTULO II
Função Do Director Da Escola :
a.      Como a  Administrador
O Director da escola assume as seguintes funções:
Ø  Tem de conhecer bem as suas funções relativamente a administração e guiar os professores.
Ø  Director da escola tém de compreender  todos os trabalhos que existem na  sua instituição e fazer a gestão das actividades diários e orientar os servicos dos professores e funcionários para alcançar o bem andamento das actividades do ensino da aprendizagem.

b.      Como supervisor
O Director da escola coordena as actividades do ensino e aprendizagem, aconselhar, orientar as actividades curriculares e actividades extracurriculares assim também gerrir as administração da escola e coordenar outras actividades com as comunidades e intituições relevantes.
c.       Actividades Diárias
Ø  Resolver as problemas e os obstáculos em relação com as actividades do ensino e aprendizagem.
Ø  Prevenir e desviar os atitudes negativas dos estudantes.
d.      Actividades Semanal
Fiscalizar a realização do ensino da aprendizagem de cada turma.
e.       Actividades Mensal
Ø  Avaliar o resultado das actividades diárias e semanal.
Ø  Fazer relatório sobre as actividades a cerca da situação da escola.
f.        Actividades Trimestral
Ø  Planear e elaborar o horário lectivas annual e somativa.
Ø  Programar as actividades extracurriculares.
Ø  Fazer relatório trimestral.
g.      Actividades Annual
Ø  Convocar reunião sobre a preparação do novo ano lectivo.
Ø  Preparar a realização da exame nacional e passagem da classe.
Ø  Planear o programa do novo ano lectivo e fazer relatório annual.

Função Do Vice Director :
a.       Dar apoio aos actividades do director no processo do ensino da aprendizagem.
b.      Tomar a responsabilidade do director em quanto o director desloca para participar em alguns actividades extracurricular ou em função público.
Função Do Secretário :
Trata-se a administração escolar e elaborar o relatório do fim de cada actividade do encontro, incluindo o relatório mensal, trimestral e annual.


Função Do Tesoureiro :
Trata-se administração da entrada e da saída do orçamento da escola incluindo os relatórios dos uzos do orçamento.
Função Dos Professores Da Turma :
a.       Tomar conta da gestão da classe, guiar a administração da classe incluindo
b.      A estrutura da classe.
c.       Lista presenca  dos alunos.
d.      Lista do piquete  da classe.
e.       Elabora o processo do ensino da aprendizagem.

A Escola Secundária Colégio Paulo VI  têm edificios permanentes e tem um edififício que ainda está na construção. para saber as quantidades de salas que utilizar, como prevê na tabela seguinte :
Tabela 1 : Edificio da Escola
No.
Sala
Quantidade da Sala
1
Sala do Diretor
1
2
Sala da seretária
1
3
Sala dos Professores
1
4
Sala da Administração
1
5
Sala de estudar (classe)
25
6
Toilet (Casas de Banho)
2
7
Sala de fotocópia
1
8
Sala recepcionista
1
9
Sala  do director
1
10
Sala armagem
2
11
aparelho
25
Total
61

A Escola Secundária Colégio Paulo VI têm várias equipamentos que utilizam para facilitar o processo do ensino e aprendizagem como prevê na stabela seguinte :
Tabela 2 : Equipamentos e Facilidades Escolar.
No.
Equipamentos e Facilidades da Escola
Total
1.
Armário
13
2.
Meja dos Professores
25
3.
Cadeira dos Professores
25
4.
Quadro de Aviso
5
5.
Relêgio Parede
2
6.
Cadeira dos Alunos
1213
7.
Mesa de Alunos
700
8.
Quadro de Estrutura da Organização
1
9.
Campo  de Footsall/basquet baal
2
10.
Campo de Voliboll
1
11.
Draben
60
12
Oragan
1
13
Batarista
1
14
Guitar
2
15
mike
10
16
Speaker
8
17
Edificio de Aula
4
13.
Computador
3
14.
Toa
3
15.
Calendario do Mês
1
16.
Quadro de Condição dos Alunos
1
17.
Quadro do Programa de Servico Curriculo
14
18.
Máquina de fotocopia
2
19.
Quadro de Strutura Organização Escola
1
20.
Quadro Dados dos Professores
1
21.
Taça
25
22.
Quadro Nome da Escola
13

O currículo que facilita os professores na preparação do programa dentro cada instituição da educação bem como centralização ou decentralização. O currículo apropriado para ensino secundário corresponde a globalização e acompanhar a modernização para responder as exigências da falta de recurços humanos no futuro.
Além disso, para a elaboração do currículo foi programado para alcançar ou atingir o objectivo da educação, desemvolver a capacidade dos estudantes de acordo com desemvolvimento da ciências e tecnologias.
Por enquanto o currículo que utiliza na Escola Secundária Colégio Paulo VI, neste momento é igual como também nas outras escolas secundárias em Timor Leste. O currículo que utiliza neste momento é o currículo apropriado do Governo Timor Leste que divulgou em 2004 aos 20 Ano e 30 Ano. E, o novo currículo apropriado do Governo Timor Leste divulgou em 2012 ao 10 Ano com as seguintes disciplinas.
            As disciplinas que uzam na Escola Secundária Colégio Paulo VI  contém por cinco (5) partes :   
a.      Para Primeiro Ano (Ciências Naturais) Composto Por :

1)      Religião Moral
2)      Educação Cívica
3)      Língua  Malaia
4)      Língua Inglesa
5)      Língua Portuguesa
6)      Matemática
7)      Física
8)      Química
9)      Biologia
10)  Geologia
11)  Desporto e Saude  Higiene
12)  Tecnologia e Multimédia

b.      Para Primeiro Ano (Ciências Sociais) Composto Por :

1)      Religião Moral
2)      Educação Cívica
3)      Lingua Malaia
4)      Lingua Inglesa
5)      Lingua Portuguesa
6)      Historia Nacional
7)      Geografia
8)      Desporto
9)      Economia
10)  Tecnologia e Multimédia
11)  Sociologia
12)  Antropologia

c.       Para Segundo Ano Composto (Ciências Naturais) Por :

1)      Religião Moral
2)      Educaçao Cívica
3)      Lingua Malaia
4)      Lingua englesa
5)      Lingua Portuguesa
6)      Historia Nacional
7)      Matemática

8)      Física
9)      Química
10)  Biologia
11)  Geografia
12)  Economia
13)  Sociologia


d.      Para Segundo Ano Composto (Ciências Naturais) Por :

1)      Religião Moral                                 
2)      Geografia
3)      Economia
4)      Sociologia

5)      Educaçao Cívica
6)      Lingua Malaia
7)      Lingua englesa
8)      Lingua Portuguesa
9)      Historia Nacional
10)  Matemática


e.       Para Terçeiro Ano (Ciências Naturais) Composto Por :

1)      Religião Moral
2)      Educaçao Cívica
3)      Lingua Englesa
4)      Lingua Portuguesa
5)      Historia Nacional
6)      Matemática
7)      Física
8)      Química          
9)      Biologia

f.       Para Terçeiro Ano (Ciências Sociais) Composto Por :

1)      Religião Moral
2)      Educação Cívica
3)      Lingua englesa
4)      Lingua Portuguesa
5)      Historia Nacional
6)      Matemática
7)      Economia
8)      Sociologia
9)      Antropologia


a.      Situação Dos Professores
O total dos professores e funcionários que trabalham na  escola  Secundária Colégio Paulo VI  são  56  pessoas, composto por :
Ø  12  Professores Permanentes.
Ø  5 Professores Contratados.
Ø  31 Professores part time
Ø  2 pessoas de segurança.
Ø  1 pessoa  de fotocópiar
Ø  2 pessoas secretárias
Ø  1 pessoa de limpeza
b.      Situação da Administração ou Secretariado
Para gerir a admistração na Escola Secundária Colégio Paulo VI  o Ministerio da Educação colocou um funcionário do administração para tomar conta aos assuntos administrativos e finanças.
2.2.5.      Números Dos Alunos
Os dados dos alunos da estatística especificamente total dos alunos da escola Secundária Secundario Paulo VI no ano lectivo 2015 são 1213 pessoas como na tábela seguinte :
Tabela 3 : Números dos Alunos Ano Lectivo 2015
Classe
Turma
M
F
Total
Professor da turma
Obs.
1
10º ano
D1
15
26
41
Joaninha Sarmento

D2
15
25
39
Simeão Brites Seixas
D3
15
27
42

D4
15
25
40
Albina Lopes 
D5
18
22
40
D6
17
16
33
D7
14
21
35
D8
21
18
39
Sub Total

130
180
309
2
11º ano
E1
16
26
42
Simeão Brites Seixas

E2
15
27
42

E3
14
27
41

E4
15
24
39

E5
17
24
41

E6
17
25
42

E7
14
23
37

E8
22
24
46

E9
20
27
47

E10
18
29
47

Sub Total

168
256
424
3
12º ano
F1
18
22
40
F2
15
24
39
F3
11
27
38
F4
13
21
34
F5
14
25
39
F6
23
30
41
F7
12
24
36
F8
25
19
44
F9
18
24
42
F10
18
24
42
F11
20
22
42
F12
18
25
43
Sub Total

205
287
480
Total Alunus 10º ano,11º ano,12º ano

503
723
1213




Procedemento que fazendo pelo Instituto Educação no Ensino Secundária Colégio Paulo VI  é para gerência financeiro igual com outros Institutos fundo que gerência para desenvolvendo educação e instrução fundo obtendo do instituto e coleção propínas dos alunos.
Sistema coleção é diferentes a sabendo : tabela propinas escolar do Ensino Secundario Paulo VI são seguintes:
No.
Ano de escolaridade
Taxa
Edificio
Mensalidade 10/mês X 12 meses
Exame 5/trimestral
Obs
1
10º ANO
$.6.00
$ 50.00
$.120.00
$ 15.00
$191.00
2
1s1º ANO

$ 50.00
$.120.00
$ 15.00
$.185.00
3
12º ANO

$ 50.00
$.120.00
$ 15.00
$.185.00

Todos do fundos utilizado para pagam os professores contratado e actividade extra curricular.
a.      Regra da escola
1)      Os alunos têm vestir uniforme camisa azul e calsa ou saia branco na segunda-feira-terça feira,e vestir camisola verde e calsa ou saia branco na Quarta feira-Quinta feira,vestir a camisola verde e calsa ou saia treina/trino no sábado.
2)      Os alunos chegam 10 minutos antes de começar as aulas.
b.      Critérios de avaliação
1)      Para 1o Ano CN e CS :
Para 1o Ano programa Ciências Naturais (CN) mínimo 6,0 e programa de Ciências Sociais (CS) mínimo 6,0.
2)      Para 2o Ano :
Ø  Activo 90 % por trimestre.
Ø  Valor média para todos disciplinas mínimo 6,0
3)      Para 3o Ano CN e CS :
Para 3o Ano programa Ciências Naturais (CN) mínimo 6,0 e programa de Ciências Sociais (CS) mínimo 6,0.
2.3.      Actividade Extracurricular
As actividades extracurricular nesta escola como :
1)      Treinar bola (Futeboll, Basqueteboll e Vollyboll) para 10 até 20 Ano.
2)      Limpeza geral.
3)      Drum band
4)      Actividade social











CAPÍTULO III
Programa da realização do estágio como as actividades seguintes:
Ø  Inscrição.
Ø  Preparação do estágio.
Ø  Observação.
Ø  Actividade do ensino e aprendizagem.
Ø  Extracurricular.
Ø  Administração da escola.
Ø  Fazer relatório.
Os Actividades do Estágio Pedagógico como:
a.      Actividade de Inscrição
Inscrição realizado no dia entre mês de Janeiro até maio 2015.
b.      Actividades de Preparação do Estágio Pedagógico
Preparação para estágio pedagógico (EP) realize-se durante dois dias, começava no dia 02 de Maio de 2015 na Universidade Nacional Timor Lorosa’e, por isso a Preparação para  o estágio pedagógico (EP) Continua no dia 02 de Abril de 2015  especificamente na Faculdade Educação, Artes e Humanidades e  também a cerimónia da despedida dos estudantes na FEAH, UNTL no dia 04 de maio de 2015. Com estes preparações os estagiários legalmente receberam alguns matérias que íniciou pelo Decano FEAH, Vice Decano, Chefe da unidade do estágio e os Directores dos Departamentos. As matérias que foram dades na preparação na reçiclagem do estágio em seguintes :
Ø  Papel do Estágio para os Estagiários FEAH-UNTL no meio da comunidade da escola foi dado pelo Sr. Dr. Manuel Belo de Carvalho, como Docente FEAH-UNTL.
Ø  Missão do Estágio para os Estagiários FEAH-UNTL no meio da comunidade da escola foi dado pelo Sr. Marcos António Amaral, M.Ed. Mgmt, como Decano da Faculdade Educação, Artes e Humanidades de Universidade Nacional Timor lorosa’e.
Depois da fase de inscrição e reciclagem um dia a seguir é no 04  de Maio de 2015 os estagiários deslocaram oficialmente pelo Decano da faculdade Educação, Artes e Humanidades da Universidade Nacional Timor Lorosa’e para o campo do Estágio como tinha definido pelo Comissão Organizadora do Estágio Pedagógico da Faculdade de Educação, Artes e Humanidades.
c.       Actividades de Observação
A Observação no terreno e introdução decorreu no dia 02 de Maio até 04 de Maio 2015, de acordo com distribuição no local que já foi terminado pelo comissão organizadora do estágio de Faculdade Educação, Artes e Humanidades-UNTL no ano lectivo 2015. Observação no terreno não só fiz dentro de alguns dias, mas este questão fiz em todos os momentos, no tempo livre ou seja for a das actividades do ensino e aprendizagem dos estagiários em cada local do estágio. Os estagiários realizam observação e leccionamento na Escola Secundária  Colégio Paulo VI como alvo em seguintes:
1)      Observer Situação Geral da Escola
Observer o local com objectivo para obter dados sobre o local da escola e obter ideia geral das actividades da Educação em termos de situação e condição física da escola.

2)      Observação das Aulas
Observação das aulas com objectivo para conhecer a situação e condição da turma antes os candidatos professores começam as suas práticas do ensino dentro da sala.
d.      Actividade do Ensino e Apredizagem
Actividade do ensino e aprendizagem como um programa da Universidade Nacional Timor Lorosa’e especialmente da Faculdade Educação, Artes e Humanidades em cooperação como as escolas onde os estagiário realiza o seu estágios. O Estágio Pedagógico iniciava no dia 04 de Maio de 2015 até 04 de Dezembro de 2015Durante o Estágio Pedagógico os professores deram oportunidade ao estagiário práticar e ensina os alunos no 10 ano.
O processo do ensino e aprendizagem começam às 07:40–12:30 HTL da magrugada. Horário da disciplina de acordo com as regras estabelecida na escola referida. Antes de começar a leccionar em primeiro lugar tém que preparar Planificação da Lição e Unidade da Aula, Plano do Ensino e os Instrumentos como manual para leccionar de acordo com o conteúdo e currículo que existe.
A Observação do estudante estagiário na Escola Secundária Colégio Paulo VI Dili foram realizadas ao longo 4 dias na primeira semana antes de iniciar com as actividades do leccionamento nas salas de aulas.
As disciplinas que me lecciona está de acordo como o meu Departamento. Porque nas escolas secundárias foram necessarias de introduzir as matérias com língua Química. Mesmo que observação não foi realizada apenas na primeira semana mas também nos tempos livres utiliza para fazer observação.
É obrigatório de realizar observação para tentar, saber e conhecer  melhor e profundar maneira de leccionamento dos professores.
A observação que fiz nos tempos livres é para observar a situação e condição geral na escola referida.

Ao longo de sete mesês a minha actividade principal é composto por três componentes : ensino e aprendizagem, administração e extracurrículares.
Actividade do ensino e aprendizagem como uma parte principal, e mais importante e específico  de actividade do estágio pedagógico, porque a actividade do ensino e aprendizagem realize-se na sala de aula, mas antes de realizar precisava de fazer preparação da Planificação da Lição (PL) de acordo como o currículo e o livro manual de cada materia em cada nível da educação do ensino.
A actividade do ensino e aprendizagem, o estagiário recebeu o mandato para leccionar em algumas turmas da escola referida no horário anexado leccionava a disciplina Língua Química 10 ano turma D3( CN ), DIII ( CN ), total de 43 encontros baseando na Planificação da Lição (PL) para as aulas paralelas e únicas no total 12 encontros como este previsto anotação diária.
Na duração de 6 meses o processo do ensino e aprendizagem que tinha atingido 16 encontros de aula no 10 Ano Turma DIII(CN) tudo isto prevê  no:
Ø  Horário
Ø  Planificação da Lição (Anexo)
Ø  Apontamentos Diária (Anexo)
Tabela 4 : Horário lectivas na Escola Secundária Paulo VI Dili
No
Dias
Horas
Turma
Disciplina
Obs
1.
Segunda Feira
09:20-10:20
1o Ano D2 CN
Química
Professora Jane (cada vez ajudar uma professora aula Aprendigajem turma D2)
2.
Terça Feira
09:20-10:20
1o Ano D2 CN
Química
3.
Terça Feira
07:30 – 08:30

1o Ano D3 CN
Química
Norberto dos Santos
4.
Quínta-feira
07:30 – 09:30
1o Ano D3 CN
Química
Norberto dos Santos
5.
Qinta-feira
12:30-14:00
1o Ano D5 CN
Química
Professora Albina Lopes (cada vez ajudar uma professora Aprendigajem da aula turma D1,D4,D5)
6.
Segunda feira
07:30-08:30
1o Ano D4 CN
Química

Quarta feira
11:00-12:30
Química
7.
Segunda feira
11:00-12:00
1o Ano D1 CN
Química

Sexta feira
11:00-12:30

8
Terça feira
11:00-12:30
1o Ano D5 CN
Química

Sábadu
09-20-10:20


Baseando neste horário que eu trabalhei ao funcionamento do programa do Estágio Pedagógico na Escola Secundária Colégio Paulo VI Dili com duração de 7 meses desde 04 de Maio de 2015 até 04 de Dezember de 2015.




















CAPÍTULO IV

1.      Factór Apoio
Factór apoio que ajuda os candidatos professores na realização do estágio pedagogico são :
a)      Professores
Os professores  e o Director da escola têm boa vontade para orientar os estagiários atrávez de dar ideias currigir os falhanços para melhorar os conhecimentos estagiários.
b)      Estudantes
Os estudantes da Escola Secundária Colégio Paulo VI Dili tambêm têm boa vontade de receber as matérias que foram leccionadas pelos candidatos professores.
c)      Ambiente Escolar
O ambiente da escola referida é pouco barulho porque perto da avenida público e fica no centro da cidade sendo assim não é suficiente para suportar o processo do ensino e apredizagem.
d)      Facilidades Escolar
A escola referida têm  33 salas de aulas e uma sala de reunião para facilitar o processo de ensino e aprendizagem.
e)      Cooperação
A cooperação entre dois instituições para facilitar a realização do estagio de pedagógica, isto é UNTL e a escola Secundária Colégio Paulo VI Dili.
2.      Factór Obstáculo
Na desempenha Estágio Pedagógico este factór obstáculo que encontrar pelos candidatos professores são seguintes :
a)      Não tinha sala de Bibleoteca.
b)      Não tinha ventunha














CAPÍTULO V

Consideramos que o resultado da prática do Estágio Pedagógico na Escola Sencundária Colégio Paulo VI Dili foi successo com apoio :
1.      Facilidade Escolar.
2.      Cooperação entre os professores e os estágiarios.
3.      Os alunos e os estágiarios.
4.      Comunidade em geral.
5.      UNTL (FEAH) especificamente os Departamentos: Química, Inglês, Português, Desporto, Física e Biologia.

5.2. Sugestões
1.      Para o bom andamento do processo da realização do Estágio Pedagógico no futuro, a Universidade Nacional Timor Lorosa’e (Faculdade Educação, Artes e Humanidade) precisa mantem boa relacão entre as instituições da escola em Dili, especialmente a escola Secundária Colégio Paulo VI Dili a ser sempre como uma local do estágio.
2.      O Director da escola precisa fazer relatório ao ministério da educação a cerca da situação real que a escola Secundária Colégio Paulo VI enfrenta,
3.      Se for possivel o ministério da educação estabelece mais alguns edifícios no local da escola Secundária Colégio Paulo VI Dili, para eliminar cada uma das salas de aula mais de 30 alunos.

Sem comentários:

Enviar um comentário