CAPÍTULO
I
INTRODUÇÃO
O programa do
Estágio Pedagógica é uma actividade de prática da realizacão do conhecimento
como candidatos dos professores para conhecer a realidade na base do sistema da
educacão. Porque os candidatos dos professores precizam de capacitação para
elevar a qualidade da pratíca no ensino e aprendizagem, assim sendo deverá
transmitir as ciências que tinham estudado ao futuro como um professor
professional. Com este razão, a
Universidade Nacional Timor Lorosa´e (UNTL) atravéz da Faculdade Educacão,
Artes e Humanidades (FEAH) neste ano enviou quatro centos e vinte candidatos
professores por vários departamentos ao terreno para elevar os seus
conhecimentos professionais nas suas áreas.
Este período Universidade
Nacional Timor Lorosa’e atravéz da Faculdade Educação, Artes e Humanidades
quantidade largo universitários como candidatos professores que estão fazer Estágio Pedagógico na escola secundário Colégio Paulo VI tinha 6 departamentos isto são:
1.
Departamento
de English
2.
Departamento
de Química
3.
Departemento
de Fisica
4.
Departamento
de Língua Portuguesa
5.
Departamento
de Desporto
6.
Departamento
de Biologia
O Estágio
Pedagógica é uma actividade de continuação o processo do ensino da aprendizagem
na univerdade com objectivo para treinar
os candidatos professores vai aplicar os
seus conhecimentos na escola. Além disso, este disciplina é uma disciplina
obrigatória, tem 5 créditos. E todos universitários do graus da Licenciatura
foram programar para completar os seus créditos. Este actividade foi aplicada
nas escolas ensino Bázico, pré-secundário e ensino Secundárias no teritório de
Timor - Leste acerca de seis (6) meses. Por isso, realiza-se o estágio pedagógico na escola Ensino
Secundária Colégio Paulo VI.
Na minha prática
professional que decorreu entre os dia 04 de maio de 2015 até 04 de dezembro de
2015. O início da minha prática foi orientado pelo orientador do Departamento
que delega na Faculdade Educação, Artes e Humanidades (FEAH). Esta programa facilita-me
a procurar os dados da sistema Educação geralmente em Timor-Leste, principalmente
na escola Ensino Sencundária Colégio Paulo VI. O estágio pedagógico como uma
das disciplinas obrigatório para os candidatos professores ou universitários
principalmente na Faculdade Educação, Artes e Humanidades (FEAH-UNTL). Este
programa como uma programa intracurricular na FEAH-UNTL, porque os estudantes
já tinham estudados vários teórias sobre o ensino e aprendizagem de Ciências da
Educação.
Baseia-se neste
Estágio Pedagógico, os universitários podem identificar directamente o ambiente
escolar atravéz os seguintes aspectos: observar, escrever, analisar e
participar.
Os objectivos da
organização do Estágio Pedagógico é composto por dois objectivos são
Objectivo Geral e Objectivo Específico,
em seguintes:
a.
O
Objectivo Geral do Estágio Pedagógico é para preparar e orientar a mentalidade
dos universitários especialmente para os candidatos professores no futuro serão professores qualificados e
professionados.
b.
Relatar
as todas actividades acerca da nossa prática professional.
c.
Descrever
todos os contéudos de aulas observadas e leccionadas.
a.
O
Objectivo Específico do Estágio Pedagógico é para treinar a habilidade e
capacidade intelectual dos candidatos dos professores.
b.
Para
terinar a mentalidade dos candidatos dos professores para obter a competência
Pedagógico, social e professional perante os estudantes e comunidades.
c.
Reflectir
acerca do meu desempenho durante observação das aulas, preparação dos planos,
leccionamentos de aulas individualmente, pares e avaliar o meu desempenho
começando no início até ao fim de aula.
1.3. Benefício Do Estágio
Pedagógico
Como a realização
do Estágio Pedagógico espera que benficiam todos os componentes seja como
estagiários, universidade e a escola referida para:
1.
Fortificar
o meu conhecimento de ser um candidato do professor, para promover os funções
como professor e certamente as experiências intelectual e professionalismo.
Porque todos os professores são
elementos mais importantes na área da educação.
2.
Atingir
a qualidade professional da prática do ensino dos candidatos dos professores no futuro.
3.
Aumentar
a capacidade intelectual dos candidatos professores em termos de professionalização
do ensino dentro na sala de aula.
1.4. Método De Realização Do
Estágio Pedagógico
Na realização do Estágio
Pedagógico o estágiario utiliza os métodos em seguintes:
O Método de Observação é para observar directamente sobre
o ambiente da escola em relação ao situação e condição geral da escola e obter
os factos essenciais relacionados como o
processo do ensino e aprendizagem.
O Método de Entrevista é utilizado para entrevistar
directamente o responsável e agentes da
escola para saber os determinados que a escola infrenta nomeadamente as
facilidades da escola, estrutura, método de ensino, currículo que utiliza nesta
escola para fortificar o meu relatório.
Método de Recolha os Dados é o método para facilitar os
candidatos e professores á procurar de informações sobre os dados que existem
na escola referida principalmente os dados dos professores, os dados dos
alunos, equipamentos da escola, currículo, método que os professores utilizam e outros assuntos relevantes.
CAPÍTULO
II
CONDIÇÃO GERAL DA ESCOLA SECUNDÁRIA COLÉGIO
PAULO VI
Função
Do Director Da Escola :
a. Como
a Administrador
O Director da
escola assume as seguintes funções:
Ø
Tem de conhecer bem
as suas funções relativamente a administração e guiar os professores.
Ø
Director
da escola tém de compreender todos os
trabalhos que existem na sua instituição
e fazer a gestão das actividades diários e orientar os servicos dos professores
e funcionários para alcançar o bem andamento das actividades do ensino da
aprendizagem.
b.
Como
supervisor
O Director da escola coordena as actividades do ensino e
aprendizagem, aconselhar, orientar as actividades curriculares e actividades
extracurriculares assim também gerrir as administração da escola e coordenar
outras actividades com as comunidades e intituições relevantes.
c.
Actividades
Diárias
Ø
Resolver
as problemas e os obstáculos em relação com as actividades do ensino e
aprendizagem.
Ø
Prevenir
e desviar os atitudes negativas dos estudantes.
d.
Actividades
Semanal
Fiscalizar a
realização do ensino da aprendizagem de cada turma.
e.
Actividades
Mensal
Ø
Avaliar
o resultado das actividades diárias e semanal.
Ø
Fazer
relatório sobre as actividades a cerca da situação da escola.
f.
Actividades
Trimestral
Ø
Planear
e elaborar o horário lectivas annual e somativa.
Ø Programar
as actividades extracurriculares.
Ø Fazer
relatório trimestral.
g.
Actividades
Annual
Ø
Convocar
reunião sobre a preparação do novo ano lectivo.
Ø
Preparar
a realização da exame nacional e passagem da classe.
Ø
Planear
o programa do novo ano lectivo e fazer relatório annual.
Função Do Vice Director
:
a.
Dar
apoio aos actividades do director no processo do ensino da aprendizagem.
b.
Tomar
a responsabilidade do director em quanto o director desloca para participar em
alguns actividades extracurricular ou em função público.
Função Do Secretário
:
Trata-se a administração escolar e elaborar o relatório do
fim de cada actividade do encontro, incluindo o relatório mensal, trimestral e
annual.
Função Do Tesoureiro
:
Trata-se administração da entrada e da saída do orçamento
da escola incluindo os relatórios dos uzos do orçamento.
Função
Dos Professores Da Turma :
a.
Tomar
conta da gestão da classe, guiar a administração da classe incluindo
b. A
estrutura da classe.
c. Lista
presenca dos alunos.
d.
Lista
do piquete da classe.
e.
Elabora
o processo do ensino da aprendizagem.
2.2.1. Edificio
da Escola
A Escola Secundária Colégio Paulo VI têm edificios permanentes e tem um edififício
que ainda está na construção. para saber as quantidades de salas que utilizar,
como prevê na tabela seguinte :
Tabela
1 : Edificio da
Escola
|
No.
|
Sala
|
Quantidade da Sala
|
|
1
|
Sala do
Diretor
|
1
|
|
2
|
Sala da
seretária
|
1
|
|
3
|
Sala dos
Professores
|
1
|
|
4
|
Sala da Administração
|
1
|
|
5
|
Sala de
estudar (classe)
|
25
|
|
6
|
Toilet (Casas
de Banho)
|
2
|
|
7
|
Sala de
fotocópia
|
1
|
|
8
|
Sala
recepcionista
|
1
|
|
9
|
Sala do director
|
1
|
|
10
|
Sala armagem
|
2
|
|
11
|
aparelho
|
25
|
|
Total
|
61
|
|
A Escola Secundária Colégio Paulo VI têm várias
equipamentos que utilizam para facilitar o processo do ensino e aprendizagem
como prevê na stabela seguinte :
Tabela
2 : Equipamentos e Facilidades Escolar.
|
No.
|
Equipamentos e Facilidades da Escola
|
Total
|
|
1.
|
Armário
|
13
|
|
2.
|
Meja dos Professores
|
25
|
|
3.
|
Cadeira dos Professores
|
25
|
|
4.
|
Quadro de Aviso
|
5
|
|
5.
|
Relêgio Parede
|
2
|
|
6.
|
Cadeira dos Alunos
|
1213
|
|
7.
|
Mesa de Alunos
|
700
|
|
8.
|
Quadro de
Estrutura da Organização
|
1
|
|
9.
|
Campo de Footsall/basquet baal
|
2
|
|
10.
|
Campo de Voliboll
|
1
|
|
11.
|
Draben
|
60
|
|
12
|
Oragan
|
1
|
|
13
|
Batarista
|
1
|
|
14
|
Guitar
|
2
|
|
15
|
mike
|
10
|
|
16
|
Speaker
|
8
|
|
17
|
Edificio de Aula
|
4
|
|
13.
|
Computador
|
3
|
|
14.
|
Toa
|
3
|
|
15.
|
Calendario do Mês
|
1
|
|
16.
|
Quadro de
Condição dos Alunos
|
1
|
|
17.
|
Quadro do
Programa de Servico Curriculo
|
14
|
|
18.
|
Máquina de fotocopia
|
2
|
|
19.
|
Quadro de
Strutura Organização Escola
|
1
|
|
20.
|
Quadro Dados dos Professores
|
1
|
|
21.
|
Taça
|
25
|
|
22.
|
Quadro Nome da Escola
|
13
|
O currículo que facilita os professores na preparação do
programa dentro cada instituição da educação bem como centralização ou
decentralização. O currículo apropriado para ensino secundário corresponde a
globalização e acompanhar a modernização para responder as exigências da falta
de recurços humanos no futuro.
Além disso, para a elaboração do currículo foi programado
para alcançar ou atingir o objectivo da educação, desemvolver a capacidade dos
estudantes de acordo com desemvolvimento da ciências e tecnologias.
Por enquanto o currículo que utiliza na Escola Secundária
Colégio Paulo VI, neste momento é igual como também nas outras escolas
secundárias em Timor Leste. O currículo que utiliza neste momento é o currículo
apropriado do Governo Timor Leste que divulgou em 2004 aos 20 Ano e
30 Ano. E, o novo currículo apropriado do Governo Timor Leste
divulgou em 2012 ao 10 Ano com as seguintes disciplinas.
As disciplinas que uzam na Escola
Secundária Colégio Paulo VI contém por
cinco (5) partes :
a. Para
Primeiro Ano (Ciências Naturais) Composto Por :
1) Religião
Moral
2) Educação
Cívica
3) Língua
Malaia
4) Língua
Inglesa
5) Língua
Portuguesa
6) Matemática
7) Física
8) Química
9) Biologia
10) Geologia
11) Desporto e Saude Higiene
12) Tecnologia
e Multimédia
b. Para
Primeiro Ano (Ciências Sociais) Composto Por :
1)
Religião
Moral
2)
Educação
Cívica
3)
Lingua
Malaia
4)
Lingua
Inglesa
5)
Lingua
Portuguesa
6)
Historia
Nacional
7)
Geografia
8)
Desporto
9)
Economia
10) Tecnologia
e Multimédia
11) Sociologia
12) Antropologia
c. Para
Segundo Ano Composto (Ciências Naturais) Por :
1)
Religião
Moral
2) Educaçao
Cívica
3)
Lingua
Malaia
4)
Lingua
englesa
5)
Lingua
Portuguesa
6)
Historia
Nacional
7)
Matemática
8)
Física
9)
Química
10) Biologia
11) Geografia
12) Economia
13) Sociologia
d. Para
Segundo Ano Composto (Ciências Naturais) Por :
1)
Religião
Moral
2)
Geografia
3) Economia
4) Sociologia
5)
Educaçao
Cívica
6)
Lingua Malaia
7)
Lingua englesa
8)
Lingua Portuguesa
9)
Historia Nacional
10)
Matemática
e. Para
Terçeiro Ano (Ciências Naturais) Composto Por :
1)
Religião
Moral
2) Educaçao
Cívica
3)
Lingua
Englesa
4)
Lingua
Portuguesa
5)
Historia
Nacional
6) Matemática
7) Física
8) Química
9) Biologia
f. Para
Terçeiro Ano (Ciências Sociais) Composto Por :
1)
Religião
Moral
2)
Educação
Cívica
3)
Lingua
englesa
4)
Lingua
Portuguesa
5)
Historia
Nacional
6)
Matemática
7)
Economia
8)
Sociologia
9)
Antropologia
a.
Situação
Dos Professores
O total dos professores e funcionários que trabalham
na escola Secundária Colégio Paulo VI são 56
pessoas, composto por :
Ø 12
Professores Permanentes.
Ø 5
Professores Contratados.
Ø 31
Professores part time
Ø 2
pessoas de segurança.
Ø 1
pessoa de fotocópiar
Ø 2
pessoas secretárias
Ø 1
pessoa de limpeza
b. Situação
da Administração ou Secretariado
Para gerir a admistração na Escola Secundária Colégio
Paulo VI o Ministerio da Educação
colocou um funcionário do administração para tomar conta aos assuntos
administrativos e finanças.
2.2.5.
Números
Dos Alunos
Os dados dos alunos da estatística especificamente total
dos alunos da escola Secundária Secundario Paulo VI no ano lectivo 2015 são 1213 pessoas como na tábela seguinte :
Tabela
3 : Números dos Alunos Ano Lectivo 2015
|
N°
|
Classe
|
Turma
|
M
|
F
|
Total
|
Professor da turma
|
Obs.
|
|
1
|
10º ano
|
D1
|
15
|
26
|
41
|
Joaninha Sarmento
|
|
|
D2
|
15
|
25
|
39
|
Simeão Brites Seixas
|
|||
|
D3
|
15
|
27
|
42
|
|
|||
|
D4
|
15
|
25
|
40
|
Albina Lopes
|
|||
|
D5
|
18
|
22
|
40
|
||||
|
D6
|
17
|
16
|
33
|
||||
|
D7
|
14
|
21
|
35
|
||||
|
D8
|
21
|
18
|
39
|
||||
|
Sub Total
|
|
130
|
180
|
309
|
|||
|
2
|
11º ano
|
E1
|
16
|
26
|
42
|
Simeão Brites Seixas
|
|
|
|
E2
|
15
|
27
|
42
|
|||
|
|
E3
|
14
|
27
|
41
|
|||
|
|
E4
|
15
|
24
|
39
|
|||
|
|
E5
|
17
|
24
|
41
|
|||
|
|
E6
|
17
|
25
|
42
|
|||
|
|
E7
|
14
|
23
|
37
|
|||
|
|
E8
|
22
|
24
|
46
|
|||
|
|
E9
|
20
|
27
|
47
|
|||
|
|
E10
|
18
|
29
|
47
|
|||
|
|
Sub Total
|
|
168
|
256
|
424
|
||
|
3
|
12º ano
|
F1
|
18
|
22
|
40
|
||
|
F2
|
15
|
24
|
39
|
||||
|
F3
|
11
|
27
|
38
|
||||
|
F4
|
13
|
21
|
34
|
||||
|
F5
|
14
|
25
|
39
|
||||
|
F6
|
23
|
30
|
41
|
||||
|
F7
|
12
|
24
|
36
|
||||
|
F8
|
25
|
19
|
44
|
||||
|
F9
|
18
|
24
|
42
|
||||
|
F10
|
18
|
24
|
42
|
||||
|
F11
|
20
|
22
|
42
|
||||
|
F12
|
18
|
25
|
43
|
||||
|
Sub Total
|
|
205
|
287
|
480
|
|||
|
Total Alunus 10º
ano,11º ano,12º ano
|
|
503
|
723
|
1213
|
|
||
Procedemento que fazendo pelo Instituto Educação no
Ensino Secundária Colégio Paulo VI é
para gerência financeiro igual com outros Institutos fundo que gerência para
desenvolvendo educação e instrução fundo obtendo do instituto e coleção
propínas dos alunos.
Sistema coleção é diferentes a sabendo : tabela propinas
escolar do Ensino Secundario Paulo VI são seguintes:
|
No.
|
Ano de
escolaridade
|
Taxa
|
Edificio
|
Mensalidade
10/mês X 12 meses
|
Exame
5/trimestral
|
Obs
|
|
1
|
10º ANO
|
$.6.00
|
$ 50.00
|
$.120.00
|
$ 15.00
|
$191.00
|
|
2
|
1s1º ANO
|
|
$ 50.00
|
$.120.00
|
$ 15.00
|
$.185.00
|
|
3
|
12º ANO
|
|
$ 50.00
|
$.120.00
|
$ 15.00
|
$.185.00
|
Todos do fundos utilizado para pagam os professores
contratado e actividade extra curricular.
a.
Regra
da escola
1)
Os
alunos têm vestir uniforme camisa azul e calsa ou saia branco na
segunda-feira-terça feira,e vestir camisola verde e calsa ou saia
branco na Quarta feira-Quinta feira,vestir a camisola verde e calsa ou saia
treina/trino no sábado.
2)
Os
alunos chegam 10 minutos antes de começar as aulas.
b.
Critérios
de avaliação
1)
Para
1o Ano CN e CS :
Para 1o Ano programa Ciências Naturais (CN)
mínimo 6,0 e programa de Ciências Sociais (CS) mínimo 6,0.
2)
Para
2o Ano :
Ø Activo
90 % por trimestre.
Ø
Valor
média para todos disciplinas mínimo 6,0
3)
Para
3o Ano CN e CS :
Para 3o Ano programa Ciências Naturais (CN)
mínimo 6,0 e programa de Ciências Sociais (CS) mínimo 6,0.
2.3.
Actividade
Extracurricular
As actividades
extracurricular nesta escola como :
1)
Treinar
bola (Futeboll, Basqueteboll e Vollyboll) para 10 até 20
Ano.
3)
Drum band
4)
Actividade social
CAPÍTULO III
3.1. Programa do Estágio Pedagógico
Programa da realização do estágio como as actividades
seguintes:
Ø Inscrição.
Ø Preparação
do estágio.
Ø Observação.
Ø
Actividade
do ensino e aprendizagem.
Ø Extracurricular.
Ø Administração
da escola.
Ø Fazer
relatório.
1. Actividades do Estágio
Pedagógico
Os Actividades do Estágio Pedagógico como:
a.
Actividade
de Inscrição
Inscrição realizado
no dia entre mês de Janeiro até maio 2015.
b. Actividades
de Preparação do Estágio Pedagógico
Preparação para estágio pedagógico (EP) realize-se
durante dois dias, começava no dia 02 de Maio de 2015 na Universidade Nacional
Timor Lorosa’e, por isso a Preparação para
o estágio pedagógico (EP) Continua no dia 02 de Abril de 2015 especificamente na Faculdade Educação, Artes
e Humanidades e também a cerimónia da
despedida dos estudantes na FEAH, UNTL no dia 04 de maio de 2015. Com estes
preparações os estagiários legalmente receberam alguns matérias que íniciou
pelo Decano FEAH, Vice Decano, Chefe da unidade do estágio e os Directores dos
Departamentos. As matérias que foram dades na preparação na reçiclagem do
estágio em seguintes :
Ø
Papel
do Estágio para os Estagiários FEAH-UNTL no meio da comunidade da escola foi
dado pelo Sr. Dr. Manuel Belo de
Carvalho, como Docente FEAH-UNTL.
Ø
Missão
do Estágio para os Estagiários FEAH-UNTL no meio da comunidade da escola foi
dado pelo Sr. Marcos António Amaral,
M.Ed. Mgmt, como Decano da Faculdade Educação, Artes e Humanidades de
Universidade Nacional Timor lorosa’e.
Depois da fase
de inscrição e reciclagem um dia a seguir é no 04 de Maio de 2015 os estagiários deslocaram
oficialmente pelo Decano da faculdade Educação, Artes e Humanidades da
Universidade Nacional Timor Lorosa’e para o campo do Estágio como tinha
definido pelo Comissão Organizadora do Estágio Pedagógico da Faculdade de
Educação, Artes e Humanidades.
c.
Actividades
de Observação
A Observação no
terreno e introdução decorreu no dia 02 de Maio até 04 de Maio 2015, de
acordo com distribuição no local que já foi terminado pelo comissão organizadora
do estágio de Faculdade Educação, Artes e Humanidades-UNTL no ano lectivo 2015.
Observação no terreno não só fiz dentro de alguns dias, mas este questão fiz em
todos os momentos, no tempo livre ou seja for a das actividades do ensino e
aprendizagem dos estagiários em cada local do estágio. Os estagiários realizam
observação e leccionamento na Escola Secundária
Colégio Paulo VI como alvo em seguintes:
1)
Observer
Situação Geral da Escola
Observer o local com objectivo para obter dados sobre o
local da escola e obter ideia geral das actividades da Educação em termos de
situação e condição física da escola.
2) Observação
das Aulas
Observação das aulas com objectivo para conhecer a
situação e condição da turma antes os candidatos professores começam as suas
práticas do ensino dentro da sala.
d.
Actividade
do Ensino e Apredizagem
Actividade do
ensino e aprendizagem como um programa da Universidade Nacional Timor Lorosa’e
especialmente da Faculdade Educação, Artes e Humanidades em cooperação como as
escolas onde os estagiário realiza o seu estágios. O Estágio Pedagógico
iniciava no dia 04 de Maio de 2015 até 04 de Dezembro de 2015. Durante o Estágio Pedagógico
os professores deram oportunidade ao estagiário práticar e ensina os alunos no 10
ano.
O processo do ensino
e aprendizagem começam às 07:40–12:30 HTL da magrugada. Horário da disciplina
de acordo com as regras estabelecida na escola referida. Antes de começar a
leccionar em primeiro lugar tém que preparar Planificação da Lição e Unidade da
Aula, Plano do Ensino e os Instrumentos como manual para leccionar de acordo
com o conteúdo e currículo que existe.
A Observação do
estudante estagiário na Escola Secundária Colégio Paulo VI Dili foram
realizadas ao longo 4 dias na primeira semana antes de iniciar com as
actividades do leccionamento nas salas de aulas.
As disciplinas que
me lecciona está de acordo como o meu Departamento. Porque nas escolas
secundárias foram necessarias de introduzir as matérias com língua Química.
Mesmo que observação não foi realizada apenas na primeira semana mas também nos
tempos livres utiliza para fazer observação.
É obrigatório de
realizar observação para tentar, saber e conhecer melhor e profundar maneira de leccionamento
dos professores.
A observação que fiz nos tempos livres é para observar a
situação e condição geral na escola referida.
1.
Detalhos
das Actividades
Estágio Pedagógico
Ao longo de sete
mesês a minha actividade principal é composto por três componentes : ensino e
aprendizagem, administração e extracurrículares.
Actividade do
ensino e aprendizagem como uma parte principal, e mais importante e
específico de actividade do estágio
pedagógico, porque a actividade do ensino e aprendizagem realize-se na sala de
aula, mas antes de realizar precisava de fazer preparação da Planificação da
Lição (PL) de acordo como o currículo e o livro manual de cada materia em cada
nível da educação do ensino.
A actividade do
ensino e aprendizagem, o estagiário recebeu o mandato para leccionar em algumas
turmas da escola referida no horário anexado leccionava a disciplina Língua Química
10 ano turma D3( CN ), DIII ( CN ), total
de 43 encontros baseando na Planificação da Lição (PL) para as aulas paralelas
e únicas no total 12 encontros como este previsto anotação diária.
Na duração de 6 meses o processo do ensino e aprendizagem
que tinha atingido 16 encontros de aula no 10 Ano Turma DIII(CN) tudo
isto prevê no:
Ø Horário
Ø Planificação
da Lição (Anexo)
Ø Apontamentos
Diária (Anexo)
Tabela 4 : Horário lectivas na Escola Secundária Paulo VI
Dili
|
No
|
Dias
|
Horas
|
Turma
|
Disciplina
|
Obs
|
|
1.
|
Segunda
Feira
|
09:20-10:20
|
1o
Ano D2 CN
|
Química
|
Professora Jane (cada vez ajudar
uma professora aula Aprendigajem turma D2)
|
|
2.
|
Terça
Feira
|
09:20-10:20
|
1o
Ano D2 CN
|
Química
|
|
|
3.
|
Terça
Feira
|
07:30
– 08:30
|
1o
Ano D3 CN
|
Química
|
Norberto dos Santos
|
|
4.
|
Quínta-feira
|
07:30
– 09:30
|
1o Ano D3 CN
|
Química
|
Norberto dos Santos
|
|
5.
|
Qinta-feira
|
12:30-14:00
|
1o
Ano D5 CN
|
Química
|
Professora Albina Lopes (cada vez
ajudar uma professora Aprendigajem da aula turma D1,D4,D5)
|
|
6.
|
Segunda
feira
|
07:30-08:30
|
1o Ano D4 CN
|
Química
|
|
|
|
Quarta
feira
|
11:00-12:30
|
Química
|
||
|
7.
|
Segunda
feira
|
11:00-12:00
|
1o Ano D1 CN
|
Química
|
|
|
|
Sexta feira
|
11:00-12:30
|
|
||
|
8
|
Terça feira
|
11:00-12:30
|
1o Ano D5 CN
|
Química
|
|
|
|
Sábadu
|
09-20-10:20
|
|
Baseando neste
horário que eu trabalhei ao funcionamento do programa do Estágio Pedagógico na
Escola Secundária Colégio Paulo VI Dili com duração de 7 meses desde 04 de Maio
de 2015 até 04 de Dezember de 2015.
CAPÍTULO IV
1.
Factór
Apoio
Factór apoio que ajuda
os candidatos professores na realização do estágio pedagogico são :
a) Professores
Os professores e o Director da escola têm boa vontade para
orientar os estagiários atrávez de dar ideias currigir os falhanços para
melhorar os conhecimentos estagiários.
b) Estudantes
Os estudantes da Escola
Secundária Colégio Paulo VI Dili tambêm têm boa vontade de receber as matérias
que foram leccionadas pelos candidatos professores.
c)
Ambiente
Escolar
O ambiente da escola referida é pouco barulho porque perto
da avenida público e fica no centro da cidade sendo assim não é suficiente para
suportar o processo do ensino e apredizagem.
d) Facilidades
Escolar
A escola referida têm 33 salas de aulas e uma sala de reunião para
facilitar o processo de ensino e aprendizagem.
e)
Cooperação
A cooperação entre dois instituições para facilitar a
realização do estagio de pedagógica, isto é UNTL e a escola Secundária Colégio
Paulo VI Dili.
2.
Factór
Obstáculo
Na desempenha Estágio Pedagógico este factór obstáculo
que encontrar pelos candidatos professores são seguintes :
a)
Não
tinha sala de Bibleoteca.
b)
Não
tinha ventunha
CAPÍTULO V
Consideramos que o
resultado da prática do Estágio Pedagógico na Escola Sencundária Colégio Paulo
VI Dili foi successo com apoio :
1. Facilidade
Escolar.
2.
Cooperação
entre os professores e os estágiarios.
3.
Os
alunos e os estágiarios.
4. Comunidade
em geral.
5.
UNTL
(FEAH) especificamente os Departamentos: Química, Inglês, Português, Desporto,
Física e Biologia.
5.2. Sugestões
1.
Para
o bom andamento do processo da realização do Estágio Pedagógico no futuro, a
Universidade Nacional Timor Lorosa’e (Faculdade Educação, Artes e Humanidade)
precisa mantem boa relacão entre as instituições da escola em Dili, especialmente
a escola Secundária Colégio Paulo VI Dili a ser sempre como uma local do
estágio.
2.
O
Director da escola precisa fazer relatório ao ministério da educação a cerca da
situação real que a escola Secundária Colégio Paulo VI enfrenta,
3.
Se
for possivel o ministério da educação estabelece mais alguns edifícios no local
da escola Secundária Colégio Paulo VI Dili, para eliminar cada uma das salas de
aula mais de 30 alunos.
Sem comentários:
Enviar um comentário